Ata da primeira Sessão Solene de Instalação da Câmara Municipal de Palma Sola, Estado de Santa Catarina, realizada aos trinta e um dias do mês de Janeiro do ano de 1963.
Aos trinta e um dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e sessenta e três na cidade de Palma Sola, Estado de Santa Catarina no Paço Municipal, onde funciona O Poder Legislativo, na sala destinada às Sessões \ás 10 horas, de conformidade com a Lei Orgânica dos Municípios, número 22, de 14 de Novembro de 1947, Art. 36, assume a Presidência o Vereador mais idoso, Sr. José Leopoldo Werlang, presentes os Senhores: Prefeito eleito em 07 de Outubro p.p.Sr. Libório Romildo Kuhn, prefeito Provisório, Sr. Alicheu Giordani; Rev. P. Clemente Etgeton, mestre dos noviços de Palma Sola, Delegado de Polícia, Sr. Antonio Dal Ponte, demais pessoas grados e grande massa humana. Procedeu-se a realização das Solenidades de Instalação da Câmara Municipal de Palma Sola, de acordo com a legislação em vigor. Pelo livro de comparecimentos verificou-se a presença dos senhores Vereadores: José Leopoldo Werlang, Claudino Crestani, Pedro Paetzold, José Graciano Betoni, Daniel Tomazi, Lothário Pies, suplente de Adelino João Crestani e Lino Zandoná, suplente do Sr. José Folador. Com a presença de todos os edis, o Sr. Presidente solicita aos senhores vereadores que apresentem os diplomas expedidos pela Justiça Eleitoral.
Feita a apresentação dos diplomas legais, o Sr.Presidente passa a verificar a autenticidade das mesmas, convidando a mim Dionísio Otovicz para secretariar a presente sessão. Verificada a autenticidade dos diplomas apresentados, a Sr. Presidente convidou os Srs. Vereadores a levantarem-se e a prestarem o seguinte compromisso: - “Por minha honra e pela Pátria, prometo defender a Instituição da república, do Estado e do Município, desempenhando fielmente, o mandato que o povo me confiou”. Prestado, de pé, o referido compromisso, e assim compromissados, os Srs. Vereadores, o Sr. Presidente os declarou empossados nos referidos cargos. Em seguida, os Srs. Edis aporem suas assinaturas no termo de compromisso n° 01 conforme se verifica no livro n° 01 às fls. 01 e verso. Ainda sob a Presidência do Sr. José Leopoldo Werlang, passou-se a eleição da Mesa da Câmara Municipal, por voto secreto conforme determina o regimento interno.
Ministradas as instruções necessárias, o Sr. Presidente determinou o início dos trabalhos da eleição, passando o Sr. Secretário a convidar os Srs. Legisladores a votar de acordo com as normas regimentais. Procedida a votação e feita a apuração, o Sr. Presidente anuncia o resultado que foi o seguinte: para Presidência da Câmara: Claudino Crestani. Para Vice Presidência da Câmara: José Leopoldo Werlang. Para 1° Secretário: Pedro Paetzold. Para 2° Secretário: Daniel Tomazi. Face este resultado o Sr. Presidente proclamou eleitos Presidente, Vice-Presidente, 1° Secretário, 2° Secretário, Claudino Crestani, José Leopoldo Werlang, Pedro Paetzold e Daniel Tomazi, respectivamente, convidando-os em seguida a tomarem posse dos cargos, na forma da lei. Empossada a mesa do Poder Legislativo, o diretor dos trabalhos declarou instalada a Câmara Municipal de Palma Sola para a Legislatura de 1963/67. Em seguida o Sr. Presidente eleito Claudino Crestani pronuncia brilhante discurso se congratulando pela forma elevada e espírito democrático, que foi realizado o pleito de 07 de outubro. P.p. diz ainda de seu propósito, que o anima concitando os seus pares a trabalharem para o engrandecimento de nossa comuna. Logo após usaram da palavra os demais Vereadores. Em seguida o Sr. Presidente anunciou aos legisladores que seria dada a posse ao Sr. Presidente eleito em 07 de outubro p.p., Sr. Libório Romildo Kuhn.
A seguir o Sr. Presidente convidou o Sr. Libório Kuhn, eleito Prefeito Municipal em 07 de outubro. P.p. a prestar o seguinte compromisso: - “Prometo Exercer com Dedicação e Lealdade a Função do Meu Cargo”. Prestado de pé o referido compromisso, e assim compromissados o Sr. Prefeito, o Sr. Presidente o declarou empossado no referido cargo. Em seguida o Sr. Prefeito apôs a sua assinatura no Termo de Compromisso n° 2 conforme se verifica no livro n° 1, às fls. 2. Após o Sr. Presidente concedeu a palavra ao Prefeito ora compromissado, o qual falou sobre seus planos de governo na Administração do Município de Palma Sola, prometendo tudo fazer para a felicidade do povo.
Nada mais tendo a tratar, mandou o Sr. Presidente encerrar a presente sessão designando uma para o dia 05 de fevereiro às 8 horas da noite, e, para constar lavrou-se a presente ata, que lida e achada conforme será devidamente datada e assinada.
Palma Sola, 31 de janeiro de 1963.
Claudino Crestani – Presidente
Pedro Paetzold
José Leopoldo Werlang
Lino José Zandoná
Daniel Tomazi
José Graciano Betoni